Em 1996 surgiu o primeiro game da franquia japonesa Pokémon. Devido ao sucesso dos “monstros de bolso” (Pokémon é uma contração de Pocket Monster), surgiu também um desenho dos monstrinhos, o que contribuiu muito para o ingresso de Pokémon no mundo ocidental.
Nos primeiros jogos para o Gameboy da Nintendo, havia 150 espécies diferentes de monstrinhos, hoje este número já está em 493. Além dos números de espécies, a capacidade gráfica dos video games portáteis também aumentou e os jogos e desenhos passaram a ficar ainda mais bonitos.
Se você sente saudade dos primeiros jogos, mas gostaria de jogá-los com as 386 espécies da série Rubby & Sapphire, aproveite para baixar o Pokémon Simulator. O jogo é bastante simples e coloca os jogadores para treinar Pokémons para conseguir entrar no hall da fama dos maiores treinadores do mundo.
Como jogar
Após a instalação, clique em “Start a new game” para começar um novo jogo. É necessário escolher um local para salvar o jogo, então digite o nome do seu personagem (por padrão, o nome é Ash) e escolha um dos três Pokémons iniciais disponíveis (Charmander (Fogo), Squirtle (Água) ou Bulbasaur (Planta).
Em seguida duas janelas serão abertas. Uma delas é referente aos monstrinhos que você possui, a outra é o portal de ações do jogador e é nela que você vai passar a maior parte do tempo. Para começar a treinar seu Pokémon, escolha a opção “Actions” e em seguida escolha “Fight with a trainer” para desafiar treinadores e “Fight with a wild Pokémon” para enfrentar Pokémons selvagens.
Quando estiver em frente a algum inimigo, escolha algum dos seus personagens clicando duas vezes sobre ele e então confirme a seleção. Mas escolha bem qual deseja colocar no campo de batalha, se escolher errado a derrota estará muito próxima, pois não há como modificar o Pokémon que está na arena.
Você também pode comprar itens diversos (como Pokebolas para capturar outros monstrinhos), desafiar líderes de ginásios para conseguir insígnias e desafiar o poderoso MewTwo, ou ainda participar de campeonatos para mostrar ao mundo que finalmente conseguiu tornar-se o maior treinador.